Olá gravidinhas!
Quando recebi o convite para escrever este artigo, pensei: mas a alimentação é importante em qualquer fase da nossa vida … nossa boa ou má saúde é consequência dos alimentos que fornecemos ao nosso corpo e mente, ou seja, não basta nos alimentarmos com bons alimentos, precisamos alimentar nossa mente com pensamentos positivos e elevados, além é claro, de praticar atividade física.
Então vou abordar a alimentação na gravidez como “uma oportunidade de mudança de hábitos de toda a família”, seja ela somente o casal, seja ela composta por mais pessoas.
Devemos evitar todo tipo de alimento industrializado, pois além de pouco valor nutricional, eles levam em sua composição três ingredientes que viciam o paladar, mas pior que isso, eles acidificam o pH do nosso sangue e organismo, criando um ambiente propício as doenças; são eles o sal, o açúcar e a gordura.
Em casa procurem substituir tudo que é refinado pelas versões integrais, sal integral (preserva os sais minerais ausentes no sal de cozinha), açúcar das frutas desidratadas e azeite de boa qualidade. Também é uma boa oportunidade para conhecerem outras fontes de gordura, experimentem o óleo de sésamo e de grainha de uva extraido á frio. Atenção que todos estes ingredientes devem ser usados com parcimônia!
Atenção também ao arroz e aos farináceos que entram nesta categoria de substituição da versão refinada pela integral!
Durante a gravidez é natural terem certos desejos, se eles não forem saudáveis, tentem dribla-los substituindo-os. Por exemplo, quando tiverem uma vontade incrível de devorar alguma “guloseima”, grelhem uma banana com um pouquinho de canela, mas saibam antes do vosso médico ou nutricionista se a canela é permitida. Este é um exemplo de substituição … usem a imaginação 😉
Desenvolvam o hábito de comer de forma inteligente, tendo atenção às calorias, mas principalmente, estando atentas ao valor nutricional do alimento que estão ingerindo, para isso, procurem comer os alimentos o mais fresco possível visitando as feiras com regularidade e incluindo muita cor ao prato de vocês.
De resto é mão na massa … deixem-se encantar pela arte de cozinhar. Façam pequenos investimentos nas vossas cozinhas, o retorno é tremendo! Vocês poderão descobrir que cozinhar é algo absurdamente agradável, além de ser uma forma de demonstrar carinho à vocês mesmas, ao rebento que levam no ventre e as pessoas que fazem parte da vida de vocês! ☺
Com carinho,
Cléo Martins
Chef e Educadora em Alimentação Natural e Alimentação Viva