Mato no Prato: TIRIRICA | Goumert da Horta
Mato no Prato

Mato no Prato: TIRIRICA

Por 22 de maio de 2020 Sem comentários

A tiririca (Cyperus esculentus), considerada uma das plantas “daninhas” mais indesejadas. Apresenta tubérculos comestíveis e que podem ser utilizadas na fabricação de refrescos. É uma planta herbácea de até 50 cm de altura, e que produz rizomas ovóides,muito apreciadas do Ceará ao Maranhão. Dispersa pelo planeta, é geralmente considerada invasora nas lavouras. No Brasil, ainda é pouco utilizada. Entretanto, é um alimento valorizado em países como Espanha, França, México, Estados Unidos, entre outros. Ocorre espontaneamente em várzeas e, por sua rusticidade, produz mesmo em solos depauperados. Em geral,  o uso no Brasil está associado ao manejo (manutenção e coleta) de plantas espontâneas. Na Catalunha, Espanha, assume importância maior como matéria-prima de uma bebida nacional, a horchata.

Você sabia: foi um alimento importante no Egito antigo tendo-se encontrado rizomas secos de Tiririca em tumbas da era pré-dinástica com cerca de seis mil anos. Não foram encontradas referências de análises nutricionais para esse alimento.

Nome científico: Cyperus esculentus L. Nome popular: junça, caparé, tiririca-amarela, amêndoa-da-terra ou chufa. Origem: regiões tropicais e subtropicais do Hemisfério Norte
Fonte: Alimentos Regionais Brasileiros

 

Baixe nosso

E-book Grauito!

Preparei este e-book com receitas fáceis, simples e saborosas para iniciares o caminho rumo à uma alimentação que faz bem ao paladar, à memória afetiva e ao corpo, mantendo-te saudável.